Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Guerrilha colombiana convoca congresso para fundar de partido político

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), reunida na 10ª Conferência nacional para aprovar o acordo de paz com o Governo de Bogotá, anunciou hoje que vai convocar um congresso para a fundação do seu partido político.

Guerrilha colombiana convoca congresso para fundar de partido político
Notícias ao Minuto

15:59 - 22/09/16 por Lusa

Mundo FARC

A fundação do partido, a elaboração dos seus princípios ideológicos e a possível eleição dos seus dirigentes será adotada numa das comissões em funcionamento na Conferência das FARC, que deverá apresentar hoje as suas conclusões.

A designação da futura formação política é um dos temas que está a ser debatido. Apesar de se admitir que optassem por uma fórmula que mantivesse as siglas FARC, fontes contactadas pela agência Efe indiciaram que a hipótese com mais apoios é a designação "Movimento Bolivariano para uma Nova Colômbia".

Esta hipótese tornou-se mais provável quando nos acampamentos das FARC em Llanos del Yarí, entre os departamentos de Meta e Caquetá, sul do país, surgiu uma enorme faixa com esse nome.

A Conferência das FARC que se prolonga por uma semana, termina na sexta-feira com o mais que provável anúncio sobre a aprovação do acordo negociado em Havana, que será assinado na segunda-feira em Cartagena de Indias pelo Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o líder da guerrilha, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório