Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Secretário-geral da ONU manifesta apoio a países não alinhados

O secretário-geral das ONU saudou no sábado a XVII cimeira do Movimento dos Não Alinhados, a quem manifestou o apoio das Nações Unidas, e considerou que o multilateralismo é a melhor forma de enfrentar os desafios globais.

Secretário-geral da ONU manifesta apoio a países não alinhados
Notícias ao Minuto

08:13 - 18/09/16 por Lusa

Mundo Ban Ki-moon

"As nações latinas e os não alinhados estão unidos num propósito comum: entender o multilateralismo, que é a maneira mais eficaz de assumir os desafios globais", disse Ban Ki-moon, numa mensagem em vídeo enviada à cimeira, que decorre na ilha Marguerita, Venezuela.

Ban Ki-moon desculpou-se por não estar presente na cimeira, invocando os preparativos da Assembleia Geral da ONU, que arranca na próxima semana em Nova Iorque, Estados Unidos.

O secretário-geral da ONU manifestou o "firme" apoio das Nações Unidas ao Movimento dos Não Alinhados (MNA) e pediu a estas nações que trabalhem juntas no sentido de impulsionar a paz, a prosperidade e os Direitos Humanos em todo o mundo.

No primeiro dia dos trabalhos da cimeira, quase todos os membros do MNA manifestaram solidariedade com a Palestina.

O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, agradeceu essas manifestações: "Trata-se de uma das principais causas do MNA (...), o movimento esteve sempre connosco, para que o nosso povo tenha direito à autodeterminação. Estamos convencidos de que a Palestina estará presente na ordem do dia desta cimeira", afirmou.

Abbas denunciou a "persistência da colonização israelita", que provocou, assegurou, seis milhões de refugiados palestinianos em quase setenta anos.

O líder palestiniano pediu aos não alinhados para continuarem a apoiar a Palestina no objetivo de que todos os membros da ONU a reconheçam como estado e disse estar preparado para uma solução de paz "dento do quadro legal e legítimo (...) em que dois estados convivem numa situação de respeito".

A XVII cimeira do Movimento dos Não Alinhados, que junta 120 países, começou no sábado e termina no hoje.

MP // MP

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório