Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Diane James sucede a Nigel Farage na liderança do eurocético UKIP

A eurodeputada britânica Diane James foi eleita para a liderança do partido eurocético britânico UKIP, sucedendo a Nigel Farage, anunciou hoje o partido reunido em congresso em Bournemouth, sul de Inglaterra.

Diane James sucede a Nigel Farage na liderança do eurocético UKIP
Notícias ao Minuto

14:59 - 16/09/16 por Lusa

Mundo Reino Unido

A eurodeputada, 56 anos, é a primeira mulher a liderar o Partido da Independência do Reino Unido (United Kingdom Independence Party, UKIP), fundado em 1993.

Segundo os resultados anunciados pelo partido, James recebeu o voto de 8.451 militantes (47%), vencendo outros quatro candidatos à liderança - o eurodeputado Bill Etheridge, a autarca Lisa Duffy e os dirigentes partidários Elizabeth Jones e Phillip Broughton.

Diane James sucede no cargo a Nigel Farage, que se demitiu dias depois do referendo de 23 de junho que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Farage utilizou aliás o seu discurso de despedida da liderança para exaltar o referendo e a vitória do 'Brexit': "Sem nós, não teria havido referendo (...) Juntos mudámos o curso da história do Reino Unido".

Diane James, que era até agora porta-voz do partido para a Administração Interna, insistiu no seu discurso na necessidade de concretizar rapidamente a saída da UE, afirmando que o UKIP é "uma máquina de ganhar", mas que a vitória só será completa quando o documento de saída for assinado.

"Até estar assinado, continuamos dentro, continuam a dizer-nos o que devemos fazer", disse aos militantes.

O UKIP, afirmou, é "o movimento da mudança política", como ficou demonstrado com os 17 milhões de votos pelo 'Brexit'.

A nova líder assegurou que as próximas eleições legislativas britânicas, em 2020, são também "uma prioridade" para o partido, que em 2015 se tornou na terceira força política britânica com 3,8 milhões de votos (12,6%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório