Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Senadora suspeita em caso de branqueamento de capitais abandona PP

A ex-presidente da câmara de Valência Rita Barberá, anunciou hoje que abandona o Partido Popular (PP), a pedido do partido, mas que mantém o seu lugar no Senado espanhol, na sequência de uma investigação por branqueamento de capitais.

Senadora suspeita em caso de branqueamento de capitais abandona PP
Notícias ao Minuto

17:58 - 14/09/16 por Lusa

Mundo Espanha

Madrid, 14 set - A ex-presidente da câmara de Valência Rita Barberá, anunciou hoje que abandona o Partido Popular (PP), a pedido do partido, mas que mantém o seu lugar no Senado espanhol, na sequência de uma investigação por branqueamento de capitais.

Este é mais um caso de corrupção que atinge dirigentes do PP (direita), que está no poder em Espanha há quatro anos, e que tem sido muito criticado por toda a oposição, que não deverá aceitar que Barberá se mantenha no Senado, câmara alta das Cortes Gerais espanholas.

Barberá defendeu em comunicado à imprensa que, ao abandonar o PP, está a "demonstrar mais uma vez" a sua "entrega" ao partido e a sua vontade de não o prejudicar.

A senadora defende que a decisão de se demitir do PP foi "dolorosa", mas que lhe permite "atuar em plena liberdade, sem estar submetida a qualquer disciplina", para exercer a sua defesa, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição espanhola.

A justiça espanhola vai investigar Rita Barberá no âmbito do caso de branqueamento de capitais conhecido como "Imelsa", que envolve o grupo do PP em Valência, quando Rita Barberá era presidente da autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório