Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Líderes do G20 decidem combater "populismo" que se opõe à globalização

Os líderes do G20 decidiram combater o populismo contra a globalização e sublinhar os benefícios do comércio livre internacional, como o fim da pobreza para milhões de pessoas, afirmou hoje a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde.

Líderes do G20 decidem combater "populismo" que se opõe à globalização
Notícias ao Minuto

15:20 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Lagarde

A líder do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que os benefícios do comércio livre, como o aumento da produtividade e a oferta de opções para milhões de pessoas, estão a ser esquecidos por aqueles que criticam a globalização.

Segundo disse Christine Lagarde, numa conferência de imprensa após a reunião do G20, que representa 19 países e a União Europeia, responsáveis por 85% da riqueza mundial, ficou assente a "determinação para identificar melhor os benefícios do comércio [livre internacional], para responder às reações populistas contra a globalização".

"A forma como a China conseguiu retirar mais de 700 milhões de pessoas da pobreza, encaminhando-as para a criação de uma classe média, por exemplo. Essas histórias não estão incluídas na narrativa que temos neste momento", disse a diretora-geral da instituição sediada em Washington.

No entanto, Christine Lagarde admitiu que a globalização "tem de beneficiar todos, não só uma parte".

No discurso de abertura da cimeira do G20, que decorreu em Hangzhou, na China, o presidente chinês Xi Jinping deixou um alerta para o crescimento lento da economia global, a turbulência dos mercados financeiros e a queda do comércio global e do investimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório