Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Coreia do Sul avisada que escudo antimísseis pode agravar conflitos

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse hoje à sua homóloga da Coreia do Sul, Park Geun-hye, ser contra o escudo antimísseis norte-americano THAAD, e advertiu-a para uma possível escalada de tensões, caso este seja instalado.

Coreia do Sul avisada que escudo antimísseis pode agravar conflitos
Notícias ao Minuto

06:45 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Xi Jinping

Xi e Park reuniram à margem da cimeira do G20, que decorre na cidade de Hangzhou, costa leste da China, após Seul ter decidido instalar no seu território o THAAD, na sequência dos testes nucleares realizados pela Coreia do Norte.

"Uma gestão inadequada do problema não propicia a estabilidade estratégica na região e pode intensificar os conflitos", afirmou Xi, que considera que o THAAD tem como verdadeiro alvo a China.

Durante a reunião, Xi reafirmou o compromisso da China com a desnuclearização da península coreana, e insistiu que a única via para resolver a disputa é o diálogo.

O líder chinês pediu que as conversações a seis (China, Japão, Rússia, EUA e a duas Coreias), interrompidas em 2009, sejam retomadas, e que se considere os pontos de vista de cada um dos países implicados.

"Os sintomas e a raiz do problema devem ser discutidos", referiu Xi.

Segundo Washington e Seul, a instalação do THAAD na península coreana visa intercetar projéteis da Coreia do Norte, depois do regime de Kim Jong-un ter alcançado progressos nos seus programas nuclear e de mísseis.

Os Governos da China e Rússia consideram, no entanto, que a finalidade do sistema é aceder a dados das suas bases militares mais próximas, constituindo uma ameaça direta à sua segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório