Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Charlie Hebdo brinca com o sismo de Itália e desperta revolta

Um "terramoto à italiana" onde a pilha de corpos amontados é descrita como uma "lasanha".

Notícias ao Minuto

20:30 - 02/09/16 por João Oliveira

Mundo Jornais

O jornal satírico francês Charlie Hebdo publicou esta sexta-feira uma sátira com as vítimas do terramoto ocorrido na região central da Itália no último dia 24, gerando de imediato a revolta entre os italianos.

Na imagem, intitulada ‘Terramato à italiana’, a publicação compara um homem ensanguentado e uma "massa com molho de tomate"; uma mulher ferida à"massa gratinada" e uma pilha de corpos amontoados a uma "lasanha".

A publicação está na última página do jornal, que na capa destaca (também de forma satírica) o polémico caso do burkini, o fato de banho islâmico que cobre o corpo todo, e refere mais uma vez o sismo italiano. "Cerca de 300 mortos em um terramoto na Itália. Ainda não se sabe se o tremor gritou 'Allahu Akbar' antes de começar", escreveu o periódico ao citar a tradicional frase gritada pelos terroristas antes de realizarem ataques.

O prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, repudiou a imagem e pediu que os mortos sejam respeitados. A cidade registou 232 das 293 vítimas fatais da tragédia e foi a localidade mais danificada em termos estruturais.

"Mas que mer** fazer uma sátira sobre os mortos. Tenho a certeza que essa sátira desagradável e embaraçosa não corresponde ao verdadeiro sentimento dos franceses. Não há mal em ser irónico, mas sobre a desgraça e a morte não se fazem piadas", desabafou Pirozzi.

Apesar de rivais na política, representantes de todos os grandes partidos políticos da Itália criticaram o uso dos mortos da tragédia pelo Charlie Hebdo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório