Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela acusa os EUA de prepararem golpe de estado contra Maduro

A Venezuela acusou hoje os EUA de estarem a alentar "fatores violentos, extremistas e antidemocráticos" no país para preparar um golpe de estado contra o Presidente Nicolás Maduro.

Venezuela acusa os EUA de prepararem golpe de estado contra Maduro
Notícias ao Minuto

20:36 - 29/08/16 por Lusa

Mundo Comunicado

O golpe, segundo um comunicado do vice-Ministério das Relações Exteriores, terá lugar no próximo dia 01 de setembro, data em que a oposição venezuelana pretende "tomar" a cidade de Caracas, para exigir a realização de um referendo revogatório do mandado do Chefe de Estado.

"Ficou em evidência a marca e a autoria do golpe de Estado planificado para o vindouro 01 de setembro de 2016 na Venezuela, que em cumplicidade com a oposição antidemocrática e a direita internacional, tenta reeditar o gravoso expediente de agressões e morte, que, já no ano 2002 (afastamento temporário do poder do falecido líder socialista Hugo Chávez) o povo venezuelano derrotou com valentia e dignidade", lê-se no documento.

A nota sublinha que "o Governo do Presidente Barack Hussein Obama, com o seu extremismo, procura a instabilidade da Venezuela e da região, para legitimar os seus planos imperiais contra a paz e o desenvolvimento dos povos".

"A Venezuela alerta a comunidade internacional e responsabiliza diretamente o governo norte-americano destes planes conspiradores, que encontrarão no plano venezuelano uma muralha intransponível de moral e heroísmo, para derrotar as suas ações violentas nesta pátria de homens e mulheres anti-imperialistas", conclui.

A oposição venezuelana pretende manifestar-se no próximo dia 01 de setembro em Caracas para reforçar a sua exigência de realização de um referendo revogatório do mandato presidencial de Nicolás Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório