Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Delegação EUA na Turquia para investigar envolvimento de Gülen no golpe

Uma delegação oficial norte-americana reúne-se a partir de terça-feira com as autoridades turcas no âmbito de um inquérito sobre o ex-imã Fethullah Gülen, responsabilizado por Ancara pelo golpe falhado de julho, indicou hoje uma fonte diplomática turca.

Delegação EUA na Turquia para investigar envolvimento de Gülen no golpe
Notícias ao Minuto

18:04 - 22/08/16 por Lusa

Mundo Autoridades

A delegação, composta por quatro elementos do departamento de Justiça e do departamento de Estado, manterá reuniões de caráter jurídico com as autoridades turcas sobre Gülen, exilado nos Estados Unidos e cuja extradição Ancara exige, um dia antes da visita à capital turca do vice-Presidente norte-americano, Joe Biden, na quarta-feira, acrescentou a mesma fonte, a coberto do anonimato.

Após a tentativa de golpe de Estado, a 15 de julho, o Governo turco pediu aos Estados Unidos "a detenção urgente e a extradição" de Fethullah Gülen, residente em território norte-americano desde 1999.

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, fez no início de agosto um segundo pedido a Washington para a detenção de Gülen.

Depois das reuniões agendadas para terça e quarta-feira, uma equipa do Ministério da Justiça turco deslocar-se-á também aos Estados Unidos.

Os Estados Unidos, aliados da Turquia na NATO, não mostraram pressa em agir neste caso.

O ex-imã turco de 75 anos, exilado voluntário nos Estados Unidos, negou firmemente qualquer envolvimento no golpe de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório