Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Revelada composição de novo governo tunisino

O primeiro-ministro tunisino designado, Youseff Chahed, revelou hoje a composição do novo governo de união nacional, que terá ainda que obter um voto de confiança do parlamento local.

Revelada composição de novo governo tunisino
Notícias ao Minuto

22:07 - 20/08/16 por Lusa

Mundo União Nacional

Youssef Chahed prometeu "eficácia" para reavivar a Economia e restaurar a esperança da população, cinco anos após a revolução.

"Tentámos seguir um método que garantisse a eficácia do trabalho governamental. Estruturámo-lo [ao governo] de acordo com as prioridades que elenquei no meu discurso de 03 de agosto", afirmou Youseff Chahed aos jornalistas, referindo-se à luta contra o terrorismo, a corrupção e o desemprego.

A 03 de agosto, o Presidente tunisino Béji Caïd Essebsi pediu a Youssef Chahed, ministro dos Assuntos locais do governo cessante, para formar um gabinete de união nacional.

A designação de Chahed surgiu após o parlamento ter retirado dias antes a sua confiança ao chefe do governo, Habib Essid, apenas 18 meses após a sua nomeação.

O Presidente Essebsi referiu em 02 de junho ser favorável a um governo de união nacional face às críticas ao gabinete de Essid, acusado de ineficácia quando a Tunísia atravessa um período sensível, confrontada com uma economia em crise e sangrentos atentados 'jihadistas'.

Apesar das promessas de mudança, vários ministros mantiveram as pastas, caso de Néji Jelloul na Educação.

Aproveitando uma melhoria na segurança, após uma série de ataques terroristas, Hédi Majdoub foi reconduzido no ministério do Interior, tal como Farhat Horchani no da Defesa.

Num governo com 26 ministros e 14 secretários de Estado, dos quais oito são mulheres e cinco têm menos de 35 anos, as novidades surgem no ministério da Justiça, Ghazi Jeribi, e nas Finanças, Lamia Zribi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório