Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 70 mil civis retidos em cidade iraquana pelos jihadistas

Cerca de 70 mil civis encontram-se retidos na localidade de Al Qayara, no norte do Iraque, pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), disse hoje à agência espanhola EFE um autarca da zona.

Cerca de 70 mil civis retidos em cidade iraquana pelos jihadistas
Notícias ao Minuto

13:32 - 20/08/16 por Lusa

Mundo ISIS

Os jihadistas estão a impedir os civis de partir para utilizá-los como escudos humanos durante a iminente ofensiva das tropas iraquianas para libertar a cidade, explicou Saleh Al Yaburi.

O exército iraquiano, apoiado por perto de 700 membros das milícias, bloqueou os acessos e prepara-se para o assalto a este importante reduto dos jihadistas, situado a 55 quilómetros a sul da cidade de Mosul, na província de Ninive.

As forças governamentais lograram libertar várias localidades na periferia de Al Qayara nos últimos dias, faltando apenas tomar a cidade, relatou um responsável militar.

Com o objetivo de atrasar a ofensiva, o EI queimou poços de petróleo para dificultar, com o fumo, as operações da aviação militar iraquiana.

Al Qayara é a cidade importante para a estratégia das forças iraquianas para libertar a província de Ninive e a sua capital, Mosul.

Os gases tóxicos da queima de petróleo já causaram a morte de 30 civis por asfixia, segundo fontes locais.

Mosul está sob controlo do EI desde junho de 2014, quando a organização terrorista declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que conquistou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório