Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Este homem foi condenado a pena de morte mas não matou ninguém

O cumprimento da sentença está por dias.

Este homem foi condenado a pena de morte mas não matou ninguém
Notícias ao Minuto

18:42 - 19/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Texas

Jeffery Wood não matou ninguém. Toda a gente, incluindo o advogado de acusação, concorda com esta tese. Contudo, e a não ser que o governador do Texas tome uma decisão de última hora, Jeffery Wood vai enfrentar o corredor da morte, ser-lhe-á dada uma injeção letal na próxima quarta-feira à noite.

Em causa está um assalto fatal em que Wood participou em 1996, há já 20 anos. Jeffery de facto participou no assalto, mas não foi quem matou.

O seu papel no assalto foi o de esperar na carrinha, enquanto o amigo, Daniel Reneau, assaltava uma bomba de gasolina em Kerrville, no Texas. Reneau acabou por matar um homem durante o assalto.

Acontece que, se a maioria dos estados norte-americanos faz a distinção entre ser autor de um crime e cúmplice do mesmo, no Texas as coisas não funcionam assim. E Wood acabou por ser acusado por homicídio e condenado à pena de morte.

O advogado de Jeffery disse, escreve a CNN, que é raro, mesmo no Texas, alguém ser acusado assim desta forma. De resto, esta não é uma lei exclusiva do Texas, há outros Estados que a aplicam. Trata-se de uma lei que pune a cumplicidade de quem participa num crime e que data de 1946.

Na internet, família e amigos criaram um site 'Save Jeff Wood', onde a última ação foi uma petição com mais de 10.500 assinaturas, e na qual é pedida uma alteração da sentença de Wood, impedindo a sua execução. Caso nada mude, Jeffrey, que faz anos hoje, vai mesmo ser executado na próxima semana. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório