Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 2.000 cavalos-marinhos secos apreendidos em encomendas postais

Cerca de 2.000 cavalos-marinhos secos foram descobertos em julho e agosto em França em encomendas enviadas da Guiné Conacri para o Vietname, anunciaram hoje as autoridades aduaneiras.

Cerca de 2.000 cavalos-marinhos secos apreendidos em encomendas postais
Notícias ao Minuto

06:38 - 19/08/16 por Lusa

Mundo França

"Entre 28 de julho e 08 de agosto deste ano, as autoridades aduaneiras do serviço postal de Chilly-Mazarin", na região parisiense, "apreenderam consecutivamente 800 e 1.200 cavalos-marinhos (...) escondidos em várias encomendas postais", informaram em comunicado.

Os animais, uma espécie protegida em vias de extinção, foram descobertos "mortos e secos", "num saco de plástico no interior das encomendas" provenientes da Guiné-Conacri que deveriam ser encaminhadas para Hanói por via aérea.

Os cavalos-marinhos, protegidos pela convenção de Washington relativa aos comércio internacional das espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção (CITES), são "frequentemente" detetados em encomendas postais, disse à AFP Olivier Gourdon, o chefe da divisão dos serviços aduaneiros de Paris-oeste.

Estas espécies marinhas são geralmente expedidas de África com destino a países asiáticos como a China, Japão ou Vietname, acrescentou.

São utilizados na medicina tradicional chinesa, dadas as suas propriedades terapêuticas e afrodisíacas, ou vendidos a turistas.

As espécies descobertas em Chilly-Mazarin devem ser destruídas.

Cerca de 19.000 cavalos-marinhos secos foram apreendidos em fevereiro do ano passado no aeroporto de Roissy (Paris), numa remessa comercial proveniente de Madagáscar com destino a Hong Kong. As autoridades aduaneiras estimaram essa apreensão em cerca de 200.000 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório