Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Síria: Aviação bombardeia pela primeira vez zonas curdas de Al Hasaka

A aviação síria bombardeou hoje, pela primeira vez desde o início da guerra em 2011, zonas controladas pelas forças curdas na província de Al Hasaka (nordeste), indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: Aviação bombardeia pela primeira vez zonas curdas de Al Hasaka
Notícias ao Minuto

15:58 - 18/08/16 por Lusa

Mundo Conflito

Fontes curdas e do regime de Damasco confirmaram ao OSDH, organização não-governamental com sede em Londres, que os aviões atacaram zonas do nordeste e leste da cidade, maioritariamente controlada pelos curdos, embora algumas áreas estejam nas mãos das autoridades.

Estes bombardeamentos decorrem ao mesmo tempo que operações das forças governamentais com artilharia e projéteis de morteiro contra outras posições dos curdos sírios.

De acordo com a agência noticiosa ANHA, próxima dos curdos, o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, recorreu à aviação depois do fracasso dos ataques com granadas de morteiro. Os bombardeamentos visaram diversas zonas residenciais.

Até ao momento, desconhecem-se informações sobre vítimas, acrescentou.

O OSDH indicou que vários civis ficaram feridos nos confrontos, registados nas áreas do centro e sul da cidade, entre a milícia governamental Defesa Nacional e as forças de segurança curdas Asayish. Quatro milicianos do regime morreram nos confrontos.

Os confrontos entre a Asayish e a Defesa Nacional começaram há dois dias, na sequência da detenção pela milícia governamentaç de civis curdos.

O combate entre tropas governamentais e forças curdas tem sido pouco frequente durante a guerra síria e esta é a primeira vez que Damasco recorre a aviação de guerra contra os curdos.

Os curdos representam 9% dos habitantes da Síria e vivem sobretudo na província de Al Hasaka, cuja capital é Qameshli, e nas regiões de Efrin e Al Yazira, no norte do distrito de Alepo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório