Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A piscina dos Jogos mudou de cor e afinal a culpa não é das algas

A Federação Internacional de Natação desmentiu, em comunicado, a versão do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos que decorrem desde o início do mês no Rio de Janeiro, no Brasil.

A piscina dos Jogos mudou de cor e afinal a culpa não é das algas
Notícias ao Minuto

13:25 - 11/08/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Brasil

Uma das notícias mais faladas desde a última terça-feira é a mudança de cor da água de uma piscina olímpica no Rio de Janeiro.

O Comité Organizador apressou-se, após muitas especulações, a explicar que a mudança do azul cristalino para o verde garrafa ficou a dever-se à inesperada proliferação de algas que contou com a ‘ajuda’ dos ventos fortes que se faziam sentir na região de Jacarépaguá.

E assim estava tudo explicado. Porém, ao que parece não estava assim tão bem explicado.

Na quarta-feira, a Federação Internacional de Natação emitiu um comunicado no qual refere que a mudança de cor da água ficou a dever-se a um problema com os químicos.

“A razão pela qual foi observada uma cor incomum durante as competições de saltos no Rio tem a ver com o facto de as piscinas terem ficado sem alguns dos químicos usados no processo de tratamento da água. Como resultado, o nível de PH da água estava fora do habitual, o que causou a descoloração”, lê-se na nota publicada no site da FINA.

No mesmo comunicado pode ler-se ainda que, feitas as necessárias análises, ficou provado que a mudança de cor não afetou a qualidade da água e que, por isso, os atletas não correram qualquer risco de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório