Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Japão diz que novo lançamento de míssil pela Coreia do Norte é "grave ameaça"

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, considerou hoje uma "grave ameaça" o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte para o Mar do Japão, o qual terá caído a 250 quilómetros da costa japonesa.

Japão diz que novo lançamento de míssil pela Coreia do Norte é "grave ameaça"
Notícias ao Minuto

06:11 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Crise

uma grave ameaça contra a segurança do nosso país", disse Abe aos jornalistas.

"Este é um ato ultrajante que não pode ser tolerado", acrescentou.

Segundo os cálculos do Governo japonês, o míssil foi lançado hoje a partir da costa oeste da Coreia do Norte e percorreu cerca de mil quilómetros antes de cair a cerca de 250 quilómetros da costa de Akita, no norte do arquipélago nipónico.

Esta é a primeira vez desde 1988 que um míssil norte-coreano cai numa zona económica exclusiva do Japão, com o Governo nipónico a temer pela segurança das suas atividades marítimas e aeronáuticas.

Trata-se do primeiro lançamento de mísseis feito por Pyongyang desde 19 de julho, quando lançou dois mísseis de curto alcance e um de médio alcance.

O novo lançamento é uma aparente nova demonstração contra o sistema antimíssil THAAD, dos Estados Unidos da América, que deverá ser instalado na Coreia do Sul, segundo fontes militares sul-coreanas.

Os Estados Unidos também já condenaram o novo ensaio por parte de Pyongyang, através do respetivo Departamento de Estado, que declarou que o país está preparado para se defender e aos seus aliados de quaisquer provocações da Coreia do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório