Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Candidata à Praia promete gestão descentrada e próxima das pessoas

A ex-ministra e candidata do maior partido da oposição à Câmara Municipal da Praia, Cabo Verde, prometeu hoje uma gestão descentrada e próxima das pessoas caso vença as eleições autárquicas de 04 de setembro próximo.

Candidata à Praia promete gestão descentrada e próxima das pessoas
Notícias ao Minuto

22:59 - 02/08/16 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Cristina Fontes Lima fez a promessa durante uma conversa com jornalistas na cidade da Praia, para apresentar as linhas gerais da sua plataforma eleitoral como candidata do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à maior câmara do arquipélago.

Confiante na vitória no dia 04 de setembro deste ano, a ex-ministra apresentou como lema da campanha "Praia muito melhor", traçando uma abordagem mais integrada e perspetivando "ganhos substâncias" no maior município cabo-verdiano.

Cristina Fontes Lima prometeu uma gestão descentrada e mais próxima das pessoas, organizar a Praia em "quatro ou cinco grandes zonas", ter uma forte vertente social, com aposta nos jardins infantis, lares de idosos, formação profissional.

A candidata promete também criar uma agência autónoma de cultura e turismo e uma universidade municipal, valorizar os aspetos históricos, melhorar as acessibilidades, numa Praia onde pretende trabalhar o elemento humano, controlando problemas sociais, como o alcoolismo.

Cristina Fontes, que fez parte do elenco governamental do PAICV desde 2001, tendo ocupado as pastas da Saúde, Justiça, Administração Interna, Defesa, Presidência do Conselho de Ministros e Reforma do Estado, quer capitalizar essa experiência a favor da cidade que a viu nascer, há 58 anos, e prometeu uma boa relação com o Governo, agora suportado pelo Movimento para a Democracia (MpD).

A candidata do PAICV abordou ainda o Estatuto Administrativo Especial para a cidade da Praia, defendendo que deve ser aprovado e prometeu levar o assunto ao parlamento caso ganhe as eleições, mas garantiu que não vai esperar só pelo estatuto para transformar a Praia numa cidade bonita, atrativa e com forte coesão social.

Na conversa informal com os jornalistas, Cristina Fontes Lima abordou ainda outros assuntos, como os assentamentos informais na capital cabo-verdiana, onde defende o princípio da reabilitação.

Relativamente à segurança urbana, outro dos grandes problemas na capital cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima prometeu fazer e dar uma resposta social.

"Não há segurança urbana só com a polícia, a iluminação ou a videovigilância. É preciso ajudar as famílias a enquadrar os seus filhos", mostrou, prometendo ainda uma boa articulação com a Polícia Nacional.

Outro problema que afeta os praienses é o barulho noturno, com a candidatura a defender uma adaptação às necessidades dos munícipes e equilibrar o sossego das pessoas e atividade económica para atribuir licenciamentos para estabelecimentos comerciais.

A nível do saneamento, prometeu apostar na cidadania, fazer uma gestão mais próxima das pessoas, ter maior controlo das encostas, melhorar a recolha do lixo e apostar na reciclagem como forma de rendimento económico.

Cristina Fontes Lima, formada em Direito em Portugal, terá como principal adversário na cidade da Praia o candidato do MpD, Óscar Santos, atual edil que substituiu em janeiro último o agora primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório