Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

'Eu Empregada Doméstica'. A página que denuncia "abusos dos patrões"

Joyce quer dar voz a quem não tem e denunciar abusos em relação às empregadas domésticas, maioritariamente negras.

'Eu Empregada Doméstica'. A página que denuncia "abusos dos patrões"
Notícias ao Minuto

18:19 - 01/08/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Joyce Fernandes, empregada doméstica no Brasil há uns anos, decidiu criar um ‘movimento’ nas redes sociais para denunciar “abusos dos patrões” e “dar voz a quem não tem”. Para isso criou uma página de Facebook ‘Eu Empregada Doméstica’ que já conta com mais de 112 mil gostos e onde são partilhadas histórias de outras empregadas.

À BBC, que relata a história, Joyce conta o que a motivou a criar a página. Entre os vários abusos, a mulher de 31 anos recorda o dia em que a patroa lhe disse o seguinte:

“Joyce, você foi contratada para cozinhar para a minha família, e não para você. Por favor, traga marmita e um par de talheres e, se possível, coma antes de nós na mesa da cozinha, não é por nada, só para a gente manter a ordem da casa”.

Aconteceu em 2009. Joyce já mudou de profissão, mas quis "provocar e dar voz a quem não tem voz". "Esse tipo de tratamento desumano acontece entre quatro paredes e essas mulheres, a maioria negras, não têm com quem desabafar", justificou à BBC.

"Quero expor o que está sendo varrido debaixo do tapete. É preciso humanizar a relação entre patrões e empregados. Muitas vezes, naturalizamos agressões e opressões. Isso está errado", acrescentou ainda.

Joyce, que além de professora de história é uma cantora de rapper conhecida como ‘Preta-Rara’, está surpreendida com o alcance da campanha, que se tem traduzido na partilha de centenas de relatos de outras mulheres que passaram e passam pelo mesmo.

Um dos mais comoventes, conta à BBC, foi o de uma empregada de 76 anos que teve de subir vários andares de um prédio de luxo porque o elevador de serviço estava avariado, tendo sido impedida de usar o elevador social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório