Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Conversações de paz para o Iémen prolongadas por mais uma semana

As conversações de paz para o Iémen foram prolongadas por mais uma semana no Koweit após um pedido do mediador da ONU, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros koweitiano.

Conversações de paz para o Iémen prolongadas por mais uma semana
Notícias ao Minuto

22:09 - 30/07/16 por Lusa

Mundo Ministro

A delegação governamental iemenita e a dos rebeldes xiitas 'huthis' devem agora tentar até 07 de agosto fazer avançar as negociações iniciadas em abril, refere um comunicado do ministério citado pela agência oficial Kuna.

Os contactos deveriam terminar hoje, sem resultados, após a decisão dos representantes do governo em abandonarem o Koweit.

Fontes das duas delegações afirmaram à agência noticiosa France-Presse que no centro das discussões permanece a retirada dos rebeldes dos territórios que ocupam desde 2014, a entrega do armamento e o regresso ao funcionamento normal das instituições estatais.

Segundo a ONU, o conflito no Iémen já provocou mais de 6.400 mortos e 2,8 milhões de deslocados.

A delegação governamental, com a capital provisória em Aden (sul) e apoiada por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, anunciou na sexta-feira que abandonava o palco negocial em reação ao anúncio na véspera, pelos rebeldes, da criação de um "Conselho Superior" para governar o Iémen.

Em setembro de 2014 os rebeldes 'huthis' e forças aliadas do exército iemenita tomaram o controlo da capital Sanaa, e continuam a controlar diversas regiões do norte do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório