Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bombardeamentos aéreos militares causam 48 mortos na Síria

Bombardeamentos aéreos militares provocaram pelo menos 48 mortos civis em várias províncias do centro, norte e leste da Síria, indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Bombardeamentos aéreos militares causam 48 mortos na Síria
Notícias ao Minuto

20:12 - 23/07/16 por Lusa

Mundo Observatório

De acordo com aquela Organização Não Governamental (ONG), os bombardeamentos atingiram as províncias de Alepo e Ifleb, no norte da Síria, Damasco, no centro do país, e ainda em Deir al Zur, uma região a leste controlada pelo movimento jihadista.

Num comunicado, a ONG precisa que caças e helicópteros militares atacaram em Alepo os bairros rebeldes de Al Firdaus, Dahrat Awad, Al Maiser e Al Halak, provocando a morte de 12 habitantes da cidade.

Atualmente, bombardeiam o território a força aérea síria e da Rússia, aliada do Governo de Damasco, atacando tanto a oposição armada como os grupos terroristas dispersos pelo país, assim como a coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, que concentra os seus ataques nas zonas controladas pelo movimento Estado Islâmico.

Por outro lado, a ONG assegurou, no comunicado que outras dez pessoas, incluindo duas mulheres e vários menores, morreram num bombardeamento militar na localidade de Al Tabani, a oeste da província de Deir al Zur, controlada pelos jihadistas.

Na contabilização, o Observatório inclui ainda civis mortos em Masraba, Hamuriya, Deir al Asafir, Yisr al Shogur e Manbech.

Esta semana, o Observatório assegurou que os bombardeamentos perpetrados pela aviação russa - iniciados em setembro do ano passado - causaram a morte a 7.210 pessoas, 2.600 delas civis.

Por outro lado, a ONG indicou que, desde setembro de 2014, a coligação internacional contra o movimento Estado Islâmico matou 5.857 pessoas, 594 delas civis.

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório