Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA expressam condolências e oferecem ajuda à Alemanha

O secretário de Estado norte-americano John Kerry enviou hoje ao seu homólogo alemão as suas condolências pelo massacre de sexta-feira em Munique, no qual morreram dez pessoas incluindo o atacante.

EUA expressam condolências e oferecem ajuda à Alemanha
Notícias ao Minuto

17:54 - 23/07/16 por Lusa

Mundo Munique

Numa conversa que mantiveram hoje ao telefone, segundo a agência de notícias espanhola Efe, Kerry "expressou as suas profundas condolências pelo ataque de ontem [sexta-feira] em Munique e prometeu toda a ajuda dos Estados Unidos às autoridades alemãs no decorrer da investigação.

"O secretário Kerry também transmitiu o nosso firme compromisso de permanecer unidos com a Alemanha perante estes atos de violência", acrescenta a nota de imprensa divulgada pela Casa Branca.

Na resposta, Frank-Walter Steinmeier agradeceu o "importante papel" que os Estados Unidos desempenham na coligação internacional de países que lutam contra o Estado Islâmico.

Segundo a polícia, o atacante, um jovem de 18 anos e nascido em Munique, teria sofrido alegadamente de transtornos depressivos e estava obcecado com a violência.

Na sua casa não foi encontrado nada que aponte para o terrorismo islâmico e sim por casos de assassínios por loucura, como recortes de jornais sobre operações policiais e um livro, "Amok, porque matam os estudantes".

Os meios de comunicação locais, citando fontes próximas dos organismos de segurança, asseguraram que o jovem teria problemas escolares e que era viciado em videojogos violentos.

Os media apontam que o jovem tendia a glorificar Tim Kretschmer, um jovem de 17 anos que, em 2009, realizou um ataque na sua antiga escola na localidade de Winnenden (sudoeste da Alemanha) e matou 15 pessoas, tendo cometido suicídio posteriormente.

A polícia estuda a possibilidade de o jovem agressor ter pirateado uma página de Facebook para convidar pessoas para irem a uma casa de hambúrgueres no centro comercial de Munique, onde começou o tiroteio.

No ataque, o jovem alemão-iraniano matou nove pessoas e suicidou-se posteriormente, deixando ainda 16 feridos, três em estado grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório