Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Militares franceses, britânicos e dos EUA vigiam jihadistas na Líbia

Um grupo de soldados franceses, britânicos e norte-americanos estão na Líbia para vigiar o grupo extremista Estado Islâmico (EI), anunciou hoje o chefe da Força Aérea do governo do general Khalifa Haftar, Executivo que não é reconhecido internacionalmente.

Militares franceses, britânicos e dos EUA vigiam jihadistas na Líbia
Notícias ao Minuto

23:40 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

"Os soldados franceses, norte-americanos e britânicos encontram-se na base de Benina" em Benghazi (leste), afirmou o general Saqr al-Jarouchi.

Saqr al-Jarouchi dirige a Força Aérea do general Khalifa Haftar, leal a um governo com base no leste da Líbia, que se opõe às forças aliadas ao governo de união nacional da Líbia (GNA), reconhecidas pela comunidade internacional.

São "cerca de 20 soldados" e a missão consiste em "vigiar as atividades do EI", mas nenhum "piloto [estrangeiro] irá combater no lugar dos pilotos ou dos soldados".

O general afirmou também que vários militares dos três países em questão já têm "efetuado este tipo de intervenção em muitas outras bases e cidades na Líbia", incluindo Tobrouk (este), Tripoli e Misrata (200 quilómetros a leste da capital).

O Pentágono indicou em maio que "pequenas equipas" das forças especiais norte-americanas se encontram na Líbia para "identificar as forças presentes [no país]".

O GNA negou o envolvimento de forças estrangeiras na Líbia sem consentimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório