Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Paz entre Israel e palestinianos deve ter em conta "toda a região"

O presidente francês afirmou hoje que a resolução do conflito no Médio Oriente tem que ter em conta "as transformações" em "toda a região", mas cabe aos israelitas e palestinianos "escolher a paz".

Paz entre Israel e palestinianos deve ter em conta "toda a região"
Notícias ao Minuto

10:36 - 03/06/16 por Lusa

Mundo François Hollande

"A discussão sobre as condições para uma solução definitiva entre israelitas e palestinianos deve ter em conta toda a região", declarou François Hollande, na abertura de uma conferência internacional, em Paris, para relançar as negociações de paz israelo-palestiniano.

"Não nos podemos substituir" às partes em conflito, acrescentou o chefe de Estado francês, considerando que cabe aos israelitas e palestinianos "fazer a escolha corajosa da paz".

Hollande sublinhou que, em caso de novo fracasso do processo de paz, "o vazio será forçosamente preenchido pelos extremistas".

A conferência, que reúne os ministros e representantes de perto de 30 países ocidentais e árabes, incluindo o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ONU e UE, decorre sem os dois principais interessados e visa reafirmar o compromisso internacional em defesa de uma solução de dois Estados.

"Devemos tranquilizar israelitas e palestinianos para que possam, em seguida, retomar as negociações", acrescentou Hollande, reconhecendo a existência de "dúvidas, nomeadamente em Israel" sobre a iniciativa francesa.

Na quinta-feira, o ministério dos Negócios Estrangeiros israelita considerou que a iniciativa francesa estava condenada ao fracasso.

"A única forma de obter um acordo regional estável que nos permita criar uma paz verdadeira no Médio Oriente é que as partes se entendam entre si", declarou o diretor-geral do ministério aos jornalistas, confirmando a recusa por Israel de qualquer abordagem multilateral.

Por considerar que o diálogo entre os dois protagonistas do conflito é "impossível" na atual situação, após o falhanço das conversações de paz em 2014, a França não os convocou para Paris.

Esta reunião é uma primeira etapa na organização de uma conferência de paz no outono, desta vez com a participação de israelitas e palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório