Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte apoia Trump na corrida à Casa Branca

"Um político sábio". Foi assim que os meios de comunicação da Coreia do Norte classificaram o candidato republicano.

Coreia do Norte apoia Trump na corrida à Casa Branca
Notícias ao Minuto

17:03 - 31/05/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Kim Jong-un

Uma edição do jornal norte-coreanol DPRK Today saudou a vontade do candidato republicano Donald Trump falar com o líder Kim Jong-un e afirmou que o candidato republicano podia ajudar na “unificação da península coreana”.

“Existem muitos aspetos positivos nas políticas ‘provocadoras’ de Trump. Ele disse [por exemplo] que não se ia envolver entre a guerra da Coreia do Norte e da Coreia do Sul”, escreveu Han Yong-mook, um investigador norte-coreano.

Segundo os analistas, a notícia não é oficialmente do governo mas reflete o que pensa o regime. “Admitindo que isto não foi Pyongyang a falar ou o governo diretamente, foi claramente uma maneira de testar as águas” explicou Aidan Foster-Carter da Universidade de Leeds.

Além de elogiar Trump, o artigo dizia também aos eleitores para não votarem em Hillary Clinton: “O presidente que os cidadãos americanos devem escolher não é a Hillary – que afirmou que ia adaptar o modelo iraniano para resolver os problemas nucleares na península coreana – mas sim Trump, que afirmou que ia ter uma conversa direta com a Coreia do Norte”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório