Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Turquia propõe aos EUA uma operação conjunta na Síria sem os curdos

A Turquia propôs "juntar forças" com Washington para uma operação especial na Síria, sob a condição de não incluir os curdos sírios, que Ancara considera "terroristas" mas que são vistos como aliados pelos Estados Unidos.

Turquia propõe aos EUA uma operação conjunta na Síria sem os curdos
Notícias ao Minuto

06:50 - 30/05/16 por Lusa

Mundo União

O apoio de Washington aos combatentes curdos na Síria na luta contra o Estado Islâmico é encarado com descontentamento por Ancara.

"O que estamos a discutir com os americanos é o encerramento da bolsa de Manbij o mais rapidamente possível (...) e a abertura de uma segunda frente", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, referindo-se a uma zona controlada pelo Estado Islâmico, usada para fazer entrar e sair extremistas do país.

"Se juntarmos forças, eles [Estados Unidos] têm as suas próprias forças especiais e nós as nossas. Achamos que sim, uma segunda frente deve ser aberta, mas não com o PYD", disse, referindo-se ao Partido de União Democrática, o braço político das YPG (Unidades de Proteção Popular).

Segundo Cavusoglu, as forças opositoras ao regime de Bashar al-Assad podem ser apoiadas por forças especiais turcas e de Washington, bem como da França, Reino Unido e Alemanha.

Esta "segunda frente", com estes apoios, pode "facilmente" chegar até Raqa, que o Estado Islâmico considera como a sua capital na Síria.

"Infelizmente, tanto a Rússia como os Estados Unidos veem uma organização terrorista como um parceiro e apoiam-na", disse, referindo-se às YPG.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório