Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2022
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Presidente angolano quer consórcio com empresa russa de diamantes

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu esta terça-feira o presidente do conselho de administração da empresa de diamantes Alrosa com quem abordou a constituição de um consórcio entre a Endiama e a companhia russa para exploração diamantífera em Angola.

Presidente angolano quer consórcio com empresa russa de diamantes

"Chegámos à conclusão que há muito boas perspectivas para criar uma empresa mista com a empresa angolana de diamantes (Endiama)", disse Fedor Andreev, em declarações aos jornalistas no palácio presidencial, citado pela agência Angop.

Cada uma das partes deverá ter 50 por cento das acções e a empresa deverá cobrir cerca de 90 por cento do território angolano, adiantou.

A actividade deverá ter início com pesquisas geológicas e depois com a prospecção e exploração de novas chaminés, referiu a agência.

O presidente do conselho de administração da empresa detida em 90% por capitais do Estado russo disse que o memorando com os princípios para a constituição do consórcio poderá ser rubricado ainda este mês, mas a sua criação só deverá ocorrer três a quatro meses depois.

Andreev apontou ainda estudos realizados há um ano que comprovam "o alto potencial" diamantífero de Angola.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório