Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Comunidade LGBT banida de conferência das Nações Unidas sobre sida

Mais de 50 países muçulmanos baniram pessoas homossexuais e grupos transexuais de uma conferência das Nações Unidas sobre sida.

Comunidade LGBT banida de conferência das Nações Unidas sobre sida
Notícias ao Minuto

14:54 - 18/05/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Muçulmanos

Não existe nenhuma explicação oficial para o que aconteceu, mas grupos de pessoas homosexuais e transexuais foram excluídos de uma conferência das Nações Unidas, cujo tema principal era a sida. O que se sabe é que 50 países muçulmanos concordaram com esta expulsão.

Assim como conta o Telegraph, os Estados Unidos já protestaram contra esta decisão, com a embaixadora Samantha Power a dizer “que estes grupos foram excluídos pelo seu envolvimento com a comunidade LGBT ou transexuais.”

“Dado que pessoas transexuais têm 49 vezes mais probabilidades de viver com o HIV, em comparação com o resto da população, a sua exclusão desta reunião de extrema importância, impede o combate a esta doença”, reforçou Samantha Power.

A exclusão destes grupos foi um pedido feito pela Organização da Cooperação Islâmica, que engloba países como o Egito, Arábia Saudita e Irão.

Saliente-se que já não é a primeira vez que acontece uma situação do género nas Nações Unidas. Em 2014, Ban Ki-moon anunciou que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a Rússia tentou bloquear esta decisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório