Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Primeiro alemão acusado de crimes de guerra na Síria começou a ser julgado

Um cidadão alemão foi hoje acusado da prática de crimes de guerra na Síria por um tribunal de Frankfurt, dando início ao primeiro processo deste tipo num país que tem sido destino de refugiados sírios e iraquianos.

Primeiro alemão acusado de crimes de guerra na Síria começou a ser julgado
Notícias ao Minuto

11:01 - 03/05/16 por Lusa

Mundo Frankfurt

O cidadão alemão de origem iraniana, Aria Ladjedvardi, 21 anos, ouviu hoje a acusação do tribunal de Frankfurt onde vai ser julgado, até ao dia 14 de junho, por "preparação de crime de guerra".

A acusação referiu-se às imagens que Ladjedvardi divulgou através da rede social Facebook e que mostram o arguido na companhia de dois homens a posar ao lado de duas cabeças cortadas, em 2014, "ridicularizando as vítimas".

Aria Ladjedvardi foi detido em Frankfurt em outubro de 2015, depois de terem sido realizadas buscas ao apartamento onde vivia tendo ficado preso preventivamente enquanto aguardava a realização do julgamento.

De acordo com as autoridades, o cidadão alemão entrou na Síria na primavera de 2014 com intenção de se incorporar nos grupos de extremistas islâmicos.

O processo de Aria Ladjedvardi é o primeiro do género na Alemanha, país que recebeu mais de um milhão de refugiados sírios e iraquianos desde o ano passado.

"Dez inquéritos ligados à Síria e ao Iraque" por crimes de guerra encontram-se atualmente em curso na justiça alemã envolvendo mais de trinta indivíduos acusados de "pertencerem a um grupo terrorista", disse à France Presse uma fonte judicial germânica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório