Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Reveladas mensagens racistas de polícia norte-americano

A polícia norte-americana tem estado sob fogo devido a detenções e até homicídios perpetrados por polícias brancos contra suspeitos negros.

Reveladas mensagens racistas de polícia norte-americano
Notícias ao Minuto

17:44 - 26/04/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo São Francisco

Jason Lai era, até ao mês passado, um agente da polícia de São Francisco, nos Estados Unidos, mas deixou de sê-lo depois de ter vindo a público uma polémica que envolve a troca de mensagens escritas racistas entre elementos daquela polícia. 

De acordo com a CNN, o tribunal está a investigar, pelo menos, três mil detenções que foram feitas pelo departamento policial de São Francisco. Em causa, a suspeita de que estas tenham sido executadas com base em preconceitos racistas e homofóbicos. 

Nesta senda, aquele canal de televisão norte-americano teve acesso a um conjunto de mensagens trocadas por Jason Lai com outros colegas e até amigos. 

Nas mesmas, revela a CNN, o ex-polícia garantiu "odiar aquele beaner [mexicano ou com descendência mexicana]", contudo, sublinhou que os "nigas [termo pejorativo para negros] são piores". 

Mas isto não é tudo. Jason Lai escreveu ainda que "as pessoas da Índia são nojentas" entre outras ofensas que não foram divulgadas. 

O advogado do ex-polícia garantiu que estas mensagens "não refletem a pessoa que ele é" e que "não há qualquer evidência de que ele tenha estes sentimentos enquanto agente da polícia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório