Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Micaela foi abusada sexualmente pelo pai e não aceita ficar calada

História comovente foi partilhada pela jovem numa página de Facebook, na qual descreve alguns dos momentos aterradores que viveu às mãos do próprio pai.

Micaela foi abusada sexualmente pelo pai e não aceita ficar calada
Notícias ao Minuto

18:32 - 12/04/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Buenos Aires

Chama-se Micaela, tem 17 anos e é natural de Buenos Aires, na Argentina. Como tantas outras adolescentes, Micaela tem um perfil no Facebook, mas ao contrário do que fazem as jovens da sua idade, o que esta adolescente partilha é uma história de vida trágica: a sua própria história.

“Sou uma sobrevivente de abusos sexuais por parte do meu pai que começou a fazê-lo quando eu tinha quatro anos e usou algo tão inocente como peluches. Ele tinha um gorila de peluche e eu tinha uma ursinha e ele dizia-me que os dois eram noivos e que me ia ensinar como é que se brincava”, conta a jovem.

Com mais de 83 mil seguidores, Micaela tem partilhado frases que o pai lhe dizia quando abusava sexualmente dela. “Tranquila. Se te mexes é pior”, “quanto mais resistires, mais te vai doer” ou “não contes à tua mãe, é o nosso segredo” foram algumas das palavras ditas pelo homem que está agora a ser alvo de uma investigação criminal.

O objetivo de Micaela é o de, segundo a mesma, dizer às outras crianças vítimas de abusos sexuais que “não se calem”. “Custou-me muito a perceber, mas nós não temos culpa de nada. Quem tem de ter vergonha são os nossos abusadores e não nós próprios”, defende.

Assim, a jovem que foi abusada durante 12 anos criou a página no Facebook a que deu o nome ‘Por uma infância sem dor’ – nome também de uma ashtag.

Ao longo do último ano tem partilhado vários desabafos, alguns de dor, outros de agradecimento. Micaela revelou que a mãe não quer que o pai seja preso, pois como está desempregada tem receio de que falte comida em casa para Micaela e o irmão, de oito anos.

Por outro lado, o agradecimento é dirigido à sua escola que foi a única instituição a fazer algo em sua defesa depois de ter descoberto o que se passava em casa de Micaela.

Num texto intitulado ‘Pai, odeio-te’, a jovem mostra a sua revolta: “Pai, lês tudo o que eu publico aqui, espero que também leias isto. Tu e o teu advogado merecem cair no mesmo inferno. Tomara que não consigas dormir nem hoje nem nunca mais em paz, lembra-te da minha voz infantil dizendo para me deixares em paz. Espero que isto te tire o sono".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório