Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Décadas depois, Obama faz história ao pisar solo cubano

Após mais de meio século de antagonismo, Barack Obama tornou-se hoje o primeiro presidente norte-americano em exercício a pisar o solo cubano após a revolução de Castro.

Décadas depois, Obama faz história ao pisar solo cubano
Notícias ao Minuto

23:34 - 20/03/16 por Lusa

Mundo Havana

"Estou muito emocionada, é o momento pelo qual nós mais esperámos, ele está aqui, em Cuba!", afirmava extasiada Amarilis Sosa, ao observar em direto pela televisão à chegada do presidente norte-americano.

Sorridente, o presidente Obama desceu as escadas do avião com um guarda-chuva e acompanhado da sua mulher Michelle e das duas filhas, Malia, de 17 anos, e Sasha, 14 anos.

"É uma ocasião histórica!", exclamava o comentador de televisão cubano que transmitia a chegada de Barack Obama ao aeroporto Jose Marti, nome do pai da independência desta antiga colónia espanhola.

"É uma visita histórica e uma chance única", afirmou Obama ao reencontrar num hotel da cidade o pessoal da embaixada norte-americana. Washington e Havana restabeleceram relações diplomáticas em julho de 2015.

Poucas horas antes da chegada do president norte-americano as autoridades cubanas detiveram dezenas de dissidents na habitual procissão dominical das Mulheres de Branco, perto de uma igreja no oeste de Havana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório