Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ser preso por enviar mensagens enquanto caminha? Poderá ser possível

Sugestão é dada por uma deputada estadual de Nova Jérsia.

Ser preso por enviar mensagens enquanto caminha? Poderá ser possível
Notícias ao Minuto

07:40 - 20/03/16 por João Oliveira

Mundo Propostas

Foram já vários os vídeos divulgados de consequências insólitas ou até trágicas de pessoas que se distraíram em demasia quando caminhavam a olhar única e exclusivamente para o telemóvel. Houve até o caso de uma mulher que estava tão concentrada no telemóvel que acabou por cair ao rio e afogar-se.

Para evitar réplicas de casos como este, uma deputada estadual de Nova Jérsia (EUA), Pamela Lampitt, sugeriu uma lei que passe a criminalizar e, por isso, multar, os cidadãos que escrevam mensagens no telemóvel enquanto caminham pelas ruas.

Segundo a NBC, a proposta de lei prevê uma multa que pode resultar em 50 dólares (cerca de 45 euros) ou até 15 dias atrás das grades. Sim, duas semanas de prisão.

Citada pela mesma publicação norte-americana, a legisladora explicou a ideia: "Se uma pessoa na estrada - quer esteja a andar ou conduzir - for um risco para os outros, deve haver uma lei dissuasora e que puna o comportamento de risco".

Ainda segundo os números da NBC, o número de feridos resultantes da distração ao telemóvel entre os anos 2000 e 2011 ascende aos 11.100 casos. Mais de 80% são pessoas com menos de 40 anos.

Sobre o mesmo tema, a cadeia CBS acrescenta que desde 2010, o número de acidentes resultantes deste tipo de distração aumentou 35%, só nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório