Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Migrações: "Questão não se esgota nas negociações com a Turquia"

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, lembrou hoje, em Bruxelas, que a questão das migrações não se esgota nas negociações com a Turquia, havendo outras rotas e países a ter em conta.

Migrações: "Questão não se esgota nas negociações com a Turquia"
Notícias ao Minuto

15:45 - 17/03/16 por Lusa

Mundo Mogherini

"Falar sobre a questão das migrações não é só trabalha com e na Turquia, temos muitas outras rotas e países com os quais lidar", disse Mogherini, à entrada para a cimeira europeia.

"Faz parte do meu trabalho acompanhar a situação em todos os países, em todas as rotas", salientou.

A Alta Representante para a Política Externa da União Europeia (UE) adiantando ainda que as negociações com a Turquia - que dominam os trabalhos do Conselho Europeu hoje e na sexta-feira - não se limitam à questão do fluxo migratório e controlo das fronteiras externas europeias.

"Temos que analisar a situação interna da Turquia, os direitos humanos, o primado da lei, as negociações com os curdos para reabrir espaços para a paz, a posição cipriota, há muitas agendas com a Turquia", salientou.

Federica Mogherini reiterou ainda a importância da "faceta interna" na questão dos refugiados, apelando à "solidariedade entre os Estados-membros da UE, para adotarem as medidas já tomadas, nomeadamente no que respeita às recolocações".

Uma das questões a resolver nesta cimeira é a de evitar que o encerramento de uma das rotas de entrada de migrantes não faça aumentar o fluxo noutras.

O Conselho Europeu reúne-se hoje e sexta-feira, com a agenda dominada pelas negociações com a Turquia para conter o fluxo de refugiados e migrantes económicos que entram na UE através da fronteira deste país com a Grécia.

Portugal está representado, na reunião, pelo primeiro-ministro, António Costa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório