Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Correspondente de revista alemã obrigado a deixar a Turquia

A revista alemã Der Spiegel anunciou hoje que o seu correspondente na Turquia foi obrigado a deixar o país porque as autoridades não renovaram a sua acreditação, considerando que a decisão afeta "a liberdade de imprensa".

Correspondente de revista alemã obrigado a deixar a Turquia
Notícias ao Minuto

11:31 - 17/03/16 por Lusa

Mundo Der Spiegel

"Este comportamento em relação ao nosso correspondente (...) é, na nossa opinião, intolerável e afeta a liberdade de imprensa", denuncia a Der Spiegel no seu site na Internet.

Segundo a revista, apesar de "meses de esforços" o jornalista Hasnain Kazim não conseguiu obter a acreditação e, consequentemente, a autorização de residência.

"Em numerosos artigos, ele permitiu um esclarecimento, de modo equilibrado mas crítico, sobre os abusos e os erros do governo, como faz todo o bom jornalista", adianta.

"O comportamento das autoridades turcas apenas nos pode levar a uma conclusão, que o nosso correspondente é indesejável devido ao seu trabalho", considera.

Segundo fontes diplomáticas na Turquia, o gabinete de imprensa do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, recusou renovar a carteira profissional de oito dos cerca de 20 jornalistas alemães acreditados, questão que terá sido discutida entre o chefe do governo turco e a sua homóloga alemã, Angela Merkel.

As autoridades turcas são acusadas de uma deriva autoritária e nomeadamente de amordaçar a imprensa crítica com, por exemplo, a colocação sob tutela do mais importante diário da oposição, Zaman, no início de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório