Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

China está pronta para defender soberania em ilhas disputadas

O novo chefe militar para o sul da China disse que o exército está preparado para defender a soberania das ilhas do Mar do Sul da China, reivindicada por outros países, informa hoje um jornal de Hong Kong.

China está pronta para defender soberania em ilhas disputadas
Notícias ao Minuto

07:32 - 29/02/16 por Lusa

Mundo General

"O exército é capaz de lidar com qualquer ameaça", assinalou o general Wang Jiaocheng, do recém-criado Comando Regional do Sul, ao South China Morning Post, nas suas primeiras declarações públicas.

"Nenhum país está autorizado a justificar ou tomar ações prejudiciais à soberania e segurança da China", acrescentou.

Wang, que previamente comandou a região militar de Shenyang, no nordeste do país, afirmou também que o exército chinês estará em alerta máximo perante qualquer ameaça nas águas disputadas, segundo declarações publicadas pelo Diário do Povo, órgão central do Partido Comunista Chinês.

As declarações surgem poucos dias após os Estados Unidos acusarem Pequim de estar a militarizar o Mar do Sul da China.

O "gigante" asiático insiste que tem direitos de soberania sobre a quase totalidade daquele território, uma via marítima estratégica pela qual passa um terço do petróleo negociado internacionalmente.

Nos últimos meses, tem construído ilhas artificiais capazes de receber instalações militares nos arquipélagos Spratly e Paracel, disputados total ou parcialmente pela China, Vietname, Taiwan, Filipinas, Malásia e Brunei.

Segundo a cadeia de televisão norte-americana Fox News e funcionários do Governo de Taiwan, a China terá mesmo instalado um sistema de lançamento de mísseis terra-ar numa das ilhas disputadas, numa informação entretanto negada por Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório