Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pior restauro da história atrai milhares a Borja

Cidade espanhola é visitada por milhares de turistas que procuram ver um desastre artístico que virou sucesso.

Pior restauro da história atrai milhares a Borja
Notícias ao Minuto

08:51 - 21/02/16 por Goreti Pera

Mundo Espanha

Cecilia Giménez é o nome da octogenária responsável pelo restauro de Ecce Homo (Behold The Man), de Elias Garcia Martinez. A pintura de 1930 levou a mão de Cecilia em 2012 e o resultado deixou todos surpreendidos… pela negativa.

O que resultou do restauro não era o que esta amadora desejava. Mas umas férias fizeram com que interrompesse os trabalhos, que tencionava retomar mais tarde.

Era, contudo, tarde demais. Quando regressara, já a pintura estava nas bocas do povo. A forma como Cecilia alterou a obra de arte tornou-a conhecida do público.

Quatro anos mais tarde, certo é que as imagens da pintura já se espalharam um pouco por todo o mundo e que esta atrai milhares de turistas a Borja, Espanha.

Num documentário da Sky Art, sobre desastres artísticos, a pintora explicou que o restaura está inacabado. Depois de este ser tornado público, confessa, chorava todos os dias. Mas a obra acabaria por chegar a ser exposta, para regozijo da própria. Chegou, além disso, a inspirar a ópera e o cinema, como recorda o The Independent.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório