Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Turquia não suporta sozinha "o fardo" do acolhimento de refugiados

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, preveniu hoje que o seu país não poderá suportar sozinho "todo o fardo" do acolhimento de refugiados sírios, quando uma nova vaga de 30.000 pessoas foge dos combates em Alepo em direção à fronteira turca.

Turquia não suporta sozinha "o fardo" do acolhimento de refugiados
Notícias ao Minuto

13:41 - 08/02/16 por Lusa

Mundo Ahmet Davutoglu

"Ninguém deve pensar que, como a Turquia aceita os refugiados e assume essa responsabilidade, deve suportar sozinha o fardo" deste acolhimento, declarou aos jornalistas após uma reunião em Ancara com a chanceler alemã Angela Merkel.

A chefe do Governo de Berlim efetua hoje uma curta visita de trabalho a Ancara, com o objetivo de pressionar os turcos a reduzir o fluxo de imigrantes em direção à Europa.

No final de novembro, Ancara e Bruxelas assinaram um "plano de ação" que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros às autoridades turcas em troca do seu compromisso de exercerem um controlo mais eficaz das suas fronteiras e combateram os traficantes.

Na quarta-feira, os países europeus aprovaram o financiamento deste novo plano.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões de sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países em guerra, tornou-se num dos principais pontos de partidas dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório