Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Itália considera uma "provocação" o lançamento do míssil por Pyongyang

O lançamento de um míssil pela Coreia do Norte é mais uma "provocação" que põe em risco "a paz e a segurança internacional e regional", afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni.

Itália considera uma "provocação" o lançamento do míssil por Pyongyang
Notícias ao Minuto

16:07 - 07/02/16 por Lusa

Mundo Paolo Gentiloni

"Constitui a enésima provocação da Coreia do Norte, que apenas um mês depois de um ensaio nuclear voltou a violar abertamente as resoluções do Conselho de Segurança" da ONU, afirmou em comunicado.

O lançamento exige uma "reação firme da comunidade internacional a partir da reunião extraordinária do Conselho de Segurança convocada para hoje", acrescentou.

A Coreia do Norte anunciou hoje o lançamento de um 'rocket' de longo alcance, que peritos sul-coreanos estimam possa ter um alcance de mais de 10 mil quilómetros, uma distância superior à que separa a península coreana do território continental dos Estados Unidos.

O lançamento já foi condenado pela NATO, pela União Europeia e por vários países, entre os quais os Estados Unidos e o Japão, que pediram uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU hoje à tarde em Nova Iorque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório