Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

França espera terminar este ano missão militar na República Centro-Africana

A França espera terminar este ano a operação militar Sangaris, que tem em curso na República Centro-Africana, revelou hoje o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

França espera terminar este ano missão militar na República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

16:22 - 31/01/16 por Lusa

Mundo Objetivo

"O objetivo é que a operação Sangaris, enquanto operação militar, termine", afirmou o governante francês, lembrando o "processo democrático" em curso naquele país e a eleição de um presidente em breve, já que a segunda volta das eleições presidenciais terá lugar a 14 de fevereiro.

Segundo Jean-Yves Le Drian, após o final da missão militar deverão permanecer no território apenas "pequenas unidades, como sucedia antes".

O número de efetivos franceses, que é atualmente de 900 - depois de ter sido de 2.500, quando a operação começou, no final de 2013/início de 2014 - deverá reduzir-se para cerca de 300 soldados.

Ainda de acordo com o governante francês, a Minusca, missão da ONU no país, vai ter o seu papel reforçado "para garantir a segurança no território e a segurança do novo poder político".

Jean-Yves Le Drian disse também esperar que, no âmbito de uma reunião informal dos Ministros da Defesa da União Europeia prevista para 03 e 04 de fevereiro em Amsterdão, a União Europeia se comprometa a assegurar o treino do exército da República Centro-Africana, à semelhança do que foi feito no Mali.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório