Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Venezuela encerra as fronteiras de mais três municípios junto à Colômbia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que ordenou o encerramento mais uma área da fronteira colombo-venezuelana e o envio de 3.000 membros das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas para reforçar a segurança fronteiriça.

Venezuela encerra as fronteiras de mais três municípios junto à Colômbia
Notícias ao Minuto

13:59 - 08/09/15 por Lusa

Mundo Maduro

"Decidi decretar o estado de exceção, para proteger o povo, nos municípios Guajira, Mara e Almirante Padilla", disse Nicolás Maduro, durante um Conselho de Ministros, transmitido pela televisão estatal venezuelana.

Com este anúncio, o encerramento, que até agora está em vigor em 10 municípios do Estado venezuelano de Táchira (sudoeste do país), estende-se ao vizinho Estado venezuelano de Zúlia, a oeste do país, abrangendo a passagem de Paraguachón (a 8 quilómetros de Maicao, Norte da Colômbia), tida como um dos mais importantes corredores fronteiriços.

"Decidi, depois de um diagnóstico exato, para construir uma nova fronteira, proceder ao encerramento da passagem fronteiriça de Paraguachón, no Estado de Zúlia", disse, vincando que a medida insere-se na luta contra "criminosos, paramilitares e contrabandistas".

Nicolás Maduro instou o seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, a reunir-se consigo para tratar do tema fronteiriço e anunciou que decidiu aceitar a mediação do Brasil e da Argentina sobre a crise na fronteira colombo-venezuelana.

Por outro lado, anunciou que a Venezuela convocará uma conferência internacional sobre os Direitos Humanos para tratar do tema da migração na fronteira com a Colômbia.

No passado dia 24 de agosto, as autoridades venezuelanas decretaram o estado de emergência em seis municípios fronteiriços com a Colômbia, justificando a medida com o combate a grupos paramilitares, ao narcotráfico e ao contrabando.

O decreto presidencial suspendeu por 60 dias, prorrogáveis, as garantias constitucionais nos municípios de Bolívar, Pedro María Ureña, Junín, Capacho Nuevo, Capacho Viejo e Rafael Urdaneta, do Estado de Táchira.

Entretanto, a Venezuela encerrou também as fronteiras dos municípios Lobatera, Ayacucho, Garcia de Hevia e Panamericano, no Estado venezuelano de Táchira, a sudoeste de Caracas, ao mesmo tempo que reforçou a presença militar na zona.

Desde o encerramento da fronteira, segundo uma missão das Nações Unidas, mais de 1.100 colombianos foram repatriados e mais de 10.000 abandonaram a Venezuela voluntariamente.

O encerramento tem gerado preocupação em organismos internacionais como a União de Nações da América do Sul (Unasul) e a União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório