Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Número de mortos no acidente em exibição aérea pode chegar a 20

O número de mortos no acidente registado no sábado passado durante uma exibição aérea em Shoreham, região sudeste de Inglaterra, pode chegar a 20, admitiu hoje a polícia local.

Número de mortos no acidente em exibição aérea pode chegar a 20
Notícias ao Minuto

14:02 - 24/08/15 por Lusa

Mundo Reino Unido

O acidente ocorreu durante uma exibição aérea quando o piloto de um Hawker Hunter, um antigo avião militar datado da década 1950, efetuou uma manobra e perdeu o controlo do aparelho. O avião acabou por cair numa zona de uma autoestrada local (A27) e atingiu vários automóveis.

O último balanço do acidente dava conta de 11 mortos.

O chefe da Polícia de Sussex, Steve Barry, admitiu hoje que o número de vítimas mortais "poderá aumentar nas próximas horas", indicando ainda que os trabalhos de limpeza da zona do acidente vão continuar.

"Não esperamos que o número seja superior a 20, provavelmente pode ser inferior", indicou Steve Barry, precisando que o número exato de vítimas só será conhecido após a conclusão dos trabalhos de recolha dos destroços e a identificação dos corpos.

Entre as vítimas mortais do acidente estão ciclistas e pessoas que estavam a ver o espetáculo aéreo, mas também pessoas que estavam no interior dos carros.

O chefe da polícia de Sussex anunciou ainda que a autoestrada local vai permanecer encerrada ao tráfego.

O piloto do Hawker Hunter foi resgatado com vida do aparelho em chamas.

Andy Hill, de 51 anos, continua em estado crítico num hospital local, onde também estão internados outros 13 feridos.

A Autoridade de Aviação Civil (CAA, na sigla em inglês) anunciou hoje entretanto que está a avaliar a necessidade de reforçar no futuro os requisitos de segurança deste tipo de exibições aéreas.

Num comunicado, a CAA (responsável pela investigação das causas do acidente) destacou que as normas de segurança que são aplicadas no Reino Unido para este tipo de espetáculo estão entre "as mais elevadas" e restritas do mundo.

No entanto, a organização afirmou que vai "examinar cuidadosamente" as circunstâncias do acidente para estabelecer se avança com uma possível reforma dos requisitos de atuação.

O diretor dos serviços clínicos do Serviço de Ambulâncias da região sudeste de Inglaterra, Steve Andrews, descreveu a zona do acidente como um cenário de "total devastação".

Um grande número de pessoas tem visitado o local do acidente para depositar flores, velas e mensagens de apoio e de condolências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório