Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Catorze candidatos excluídos de eleições por crimes violentos

Catorze candidatos às eleições legislativas no Haiti foram hoje excluídos do processo eleitoral por terem cometido crimes violentos durante a primeira volta, realizada a 09 de agosto.

Catorze candidatos excluídos de eleições por crimes violentos
Notícias ao Minuto

16:52 - 18/08/15 por Lusa

Mundo Haiti

Disparos de arma automática perto de mesas de voto, saqueio de escritórios, remoção de urnas de voto e agressão armada estão entre os crimes de que são acusados os candidatos, excluídos por decisão do Conselho Eleitoral Provisório (CEP).

Os acusados incluem 13 concorrentes à Câmara dos Deputados e um candidato a Senador, detalha o CEP em comunicado divulgado hoje e citado pela agência France Presse (AFP).

Segundo decreto eleitoral do CEP, os políticos arriscam penas de prisão de seis meses a cinco anos, multas de 25 a 100.000 gourdes (0,50 a 1.740 euros) e "a perda dos direitos civis e políticos entre cinco e dez anos".

A primeira volta das eleições, realizada a 09 de agosto, foi marcada por incidentes violentos que provocaram dois mortos e levaram ao encerramento antecipado de dezenas de mesas de voto.

Resultados provisórios da votação deverão ser divulgados esta quarta-feira, sendo os números definitivos publicados a 08 de setembro.

Ainda este ano, o país caribenho votará em duas eleições, autárquicas e presidenciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório