Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Austrália celebra com "cautela" acordo nuclear iraniano

O Governo australiano celebrou com "cautela" o acordo nuclear alcançado entre o Irão e as principais potências, afirmou hoje o primeiro-ministro, Tony Abbott.

Austrália celebra com "cautela" acordo nuclear iraniano
Notícias ao Minuto

07:10 - 15/07/15 por Lusa

Mundo Tony Abbott

"Espero que seja um travão, um travão absoluto às armas nucleares do Irão, em vez de um adiamento", disse Abbott aos jornalistas, em Camberra, insistindo numa reação marcada pela "cautela".

"O Médio Oriente é o último lugar onde queremos ver uma corrida às armas nucleares. Se mais países têm armas nucleares suspeito que fará com que outros se apressem para as ter", realçou.

Teerão e o Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França -- e a Alemanha) alcançaram um acordo histórico sobre o nuclear iraniano, culminar de um intenso processo negocial sobre um dossiê que envenenava as relações internacionais há 12 anos.

O acordo impõe limites estritos às atividades nucleares do Irão durante pelo menos uma década e apela para o controlo rigoroso das Nações Unidas, em troca do levantamento de sanções internacionais que estrangularam a economia iraniana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório