Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Turquia nega planos para iminente intervenção na Síria

A Turquia não tem planos para em breve intervir militarmente na Síria para proteger a sua fronteira, afirmou o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, refutando rumores de uma intervenção evocados na imprensa.

Turquia nega planos para iminente intervenção na Síria
Notícias ao Minuto

11:34 - 03/07/15 por Lusa

Mundo Ahmet Davutoglu

"Ninguém deve esperar que a Turquia entre amanhã ou num futuro próximo na Síria. É especulação", disse numa entrevista à televisão privada Kanal 7 na quinta-feira à noite.

O chefe do governo turco indicou que "a Turquia não esperará em caso de ameaça à sua segurança interna" para agir, mas assinalou que na situação atual "não se põe a questão de uma intervenção unilateral".

"Nunca nos deixaremos arrastar para uma aventura. O nosso povo pode ficar tranquilo", disse ainda Davutoglu.

Há mais de uma semana que os media turcos afirmam que o governo está a analisar a possibilidade de uma operação militar na Síria para rechaçar da fronteira os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI) e impedir o avanço das forças curdas, que controlam uma grande parte da zona fronteiriça à Turquia.

Na quinta-feira, os meios de comunicação social informaram que o exército tinha destacado várias centenas de soldados e de veículos blindados para reforçar as forças já colocadas ao longo da fronteira de 900 quilómetros com a Síria.

Desde que em meados de junho as milícias curdas afastaram os 'jihadistas' do EI da cidade fronteiriça síria de Tall Abyad que a administração turca se preocupa com a criação de uma zona autónoma curda no norte da Síria, considerando que a mesma poderia encorajar os 15 milhões que constituem a minoria curda da Turquia.

Ancara acusa as milícias curdas da Síria, próximas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na Turquia, de "limpeza étnica" nos setores que controlam para facilitar o estabelecimento de uma região autónoma, o que as milícias desmentem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório