Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Perspetivas para países da OCDE estão melhores mas "medíocres"

O secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, sublinhou hoje que as perspetivas económicas para os países membros são agora melhores do que há um ano, mas mesmo assim são "medíocres".

Perspetivas para países da OCDE estão melhores mas "medíocres"
Notícias ao Minuto

11:29 - 01/06/15 por Lusa

Mundo Angel Gurría

A dois dias da publicação do relatório semestral de Perspetivas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), o recentemente eleito para mais cinco anos à frente da organização também sublinhou que não há sinais de que as coisas possam mudar a médio prazos se não houver "reformas, reformas e mais reformas".

"O investimento é muito, muito fraco, o crédito é fraco, o comércio é fraco e há uma erosão importante da confiança", considerou Gurría numa entrevista à televisão francesa LCI.

Gurría insistiu que há "uma situação melhor, mas medíocre" e que sem reformas "assim não se pode ir muito longe".

Questionado sobre se a Europa é elo débil, o ex-ministro mexicano considerou que não é um bloco e que "os países em crise, sob a pressão do mercado, mostraram que estavam dispostos a ir mais longe" nas reformas.

Sobre o caso francês, o responsável da OCDE comentou que, apesar de "ter feito muitas reformas, faltam reformas" e sublinhou em particular no mercado de trabalho, para o qual o ministro da Economia francês, Emmanuel Macron, tem previsto aplicar mudanças.

Em relação a uma eventual saída da Grécia da zona euro, Gurría afirmou que espera "que haja um acordo" e sublinhou que todos os negociadores com os quais falou estão "dispostos a encontrar uma solução".

"A minha experiência diz-me que nestes casos acaba-se por encontrar uma solução", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório