Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Os perigos de estar sempre a tocar no rosto

Nos dias que correm, grande parte dos empregos obriga os trabalhadores a passar horas a fio sentados em frente a um computador o que leva, inevitavelmente, a uma maior tendência para mexer na cara. Embora pareça uma ação inofensiva, a verdade é que se trata de algo muito prejudicial à sua pele.

Os perigos de estar sempre a tocar no rosto
Notícias ao Minuto

13:34 - 04/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dermatologia

A revista Marie Claire conversou com um dermatologista que explicou quais os efeitos que advêm do facto de estar sempre com as mãos ‘coladas’ à cara. E as notícias não são boas para quem tem este hábito.

A especialista explicou que ao tocar a pele facial há uma grande probabilidade de encontrar pequenas borbulhas e de começar a coçar. Resultado? Cicatrizes.

Problemas graves de acne são outra das consequências, pois como explica a dermatologista Ruth Tedaldi, as mãos estão em contacto com milhões de germes seja através do computador, do telemóvel ou até das maçanetas das portas. Ao tocar no rosto, estes germes instalam-se na pele, o que é meio caminho andado para vir a sofrer de acne.

Para Ruth Tedaldi, não tocar a cara é uma forma de evitar constipações. “Uma das melhores maneiras de evitar um vírus, como a gripe, é não tocar na cara. As mãos até podem estar ‘contaminadas’ com o vírus, mas se não entrarem em contacto com os olhos, o nariz ou os lábios, não estará a transmitir o vírus a si mesmo”, explica a médica.

Por fim, a dermatologista aconselha, especialmente as mulheres que têm uma maior tendência a passar “demasiado tempo em frente ao espelho”, a pararem de o fazer. Quanto mais olhar para a sua cara mais pequenos defeitos vai encontrar e vai querer removê-los. Isto irá tornar-se num ciclo vicioso, o que irá piorar o estado da pele.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório