Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

Protestos de albaneses contra ministro sérvio terminam em violência

Um protesto com milhares de pessoas no Kosovo contra um ministro sérvio acusado de insultar a maioria albanesa do país terminou em confrontos violentos que provocaram vários feridos, incluindo quatro polícias.

Protestos de albaneses contra ministro sérvio terminam em violência
Notícias ao Minuto

14:40 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Kosovo

A polícia disparou gás lacrimogéneo e envolveu-se em confrontos com os manifestantes quando estes tentaram invadir o edifício do governo no centro da capital do Kosovo, Pristina, segundo a France-Presse.

Os manifestantes atiraram pedras contra um cordão formado por cerca de cem polícias anti-motim.

Várias pessoas foram levadas de ambulância do local dos confrontos e pelo menos cinco manifestantes foram detidos.

O protesto visava a demissão do ministro do Trabalho e Segurança Social, Aleksandar Jablanovic, um de três sérvios membros do governo do primeiro-ministro do Kosovo, Isa Mustafa.

Há duas semanas Jablanovic chamou "selvagens" a um grupo de albaneses que tentou impedir peregrinos sérvios de visitarem um mosteiro no Kosovo ocidental no Natal ortodoxo, alegando que se encontravam "criminosos de guerra" entre os peregrinos.

O ministro pediu desculpa pelo comentário mas desde então, sucessivos protestos têm sido convocados.

O Kosovo é uma antiga província da Sérvia, com a qual esteve em guerra de 1998 a 1999, até que bombardeamentos da NATO forçaram as tropas sérvias a retirarem.

Atualmente, 90% da população de 1,8 milhões de pessoas é de etnia albanesa, enquanto 120 mil sérvios ainda vivem no território.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório