Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Campanha reduz interesse em ser funcionário público

Milhares de cidadãos chineses participaram no domingo nos exames anuais para funcionário do Estado, um número inferior a anos anteriores, sendo a redução atribuída às menores possibilidades de sucesso e à campanha anticorrupção no país.

Campanha reduz interesse em ser funcionário público
Notícias ao Minuto

07:55 - 01/12/14 por Lusa

Mundo Anticorrupção

Um total de 1,4 milhões de pessoas, o número mais baixo dos últimos cinco anos, estava pré-inscrito nos exames para funcionário do Estado chinês, quando estavam em jogo 22.000 vagas.

O número exato dos participantes nos exames, famosos pelo nível de exigência, não foi, no entanto, divulgado, escreve a agência Efe.

Em 2013, dos 1,5 milhões de pré-inscritos, apenas se apresentaram ao exame 990.000, uma descida de 130.000 pessoas em relação a 2012, que os observadores veem como uma grande queda no interesse dos cidadãos chineses em ser funcionário do Estado, um corpo com mais de sete milhões de trabalhadores.

Os meios oficiais chineses atribuem esta tendência à campanha anticorrupção e de austeridade nas despesas públicas iniciadas pelo Presidente chinês, Xi Jinping, que chegou ao poder em 2012, e que embora afete principalmente os altos cargos, parece ter reduzido a atração dos cargos que noutras épocas eram considerados um privilégio.

Xi cortou nos banquetes, presentes, passagens de primeira classe e outras regalias que altos funcionários dos municípios, governos provinciais e ministérios gozavam há décadas, e que os cidadãos chineses começaram a ver como um sinal de corrupção e injustiça social.

Outra razão para a descida do número de aspirantes à "tigela de arroz de ferro" -- designação por que são referidos os funcionários do Estado em alusão a terem a comida assegurada --, pode ser o aumento, este ano, dos requisitos para aceder a determinados cargos públicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório