Conselho de amigo: se encomendar comida, não deixe que fique à porta muito tempo. Um urso pode roubá-la.
A recomendação é feita pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington, nos Estados Unidos, na descrição de um vídeo onde esta mesma situação acontece.
Nas imagens, que pode ver na nossa galeria, um urso-negro, comum na região, é visto a invadir o alpendre de uma casa. Na boca, leva uma embalagem, saindo calmamente da propriedade para apreciar o que pensa ser uma refeição.
“Os ladrões vêm em todas as formas, incluindo peludos e de quatro patas”, brinca a autoridade na publicação no Facebook, explicando, de seguida, que em quase toda a região de Washington os ursos-negros são comuns.
“Ao prepararem-se para a hibernação no outono e depois de acordarem na primavera, eles procuram fontes de alimento altamente calóricas e fáceis de encontrar”, acrescenta o departamento. “Infelizmente para este urso-negro perto de Ocean Shores, este pacote continha uma camisola e não comida”, revela.
“Mas se os ursos se acostumarem a encontrar alimentos altamente calóricos em determinada área, eles vão regressar”, alerta a autoridade. “A melhor maneira de os incentivar a seguir em frente e concentrarem-se em fontes naturais de alimento é removendo potenciais atrativos”, ou seja, não deixar comida à porta de casa, para que um eventual ladrão peludo a roube.
Mas estes animais não se limitam a roubar comida de alpendres. Na quarta-feira, dia 15, na Califórnia, já durante a noite, um outro urso foi ‘apanhado’ com o focinho dentro de um balde do lixo, que tinha caído (provavelmente até, atirado ao chão pelo animal).
No vídeo, o urso emerge poucos segundos depois, com um saco branco na boca, seguindo depois caminho para uma zona de arvoredo onde deve ter feito uma refeição do lixo da população na área.
Também aqui, as autoridades locais esclareceram que há bastantes ursos na área, e que é comum os seus avistamentos. Mas alertaram os residentes a manter o lixo dentro de casa até a manhã da recolha para evitar situações possivelmente perigosas.
Leia Também: Vídeo: Colton confundiu bateria com brinquedo e acabou por incendiar sala