As Filipinas foram afetadas, esta terça-feira, por um forte sismo, que fez dezenas de mortos. Haverá ainda centenas de pessoas desaparecidas.
Durante o abalo, estava a decorrer a gala do Miss Ásia-Pacífico 2025, concurso que elege as mulheres mais bonitas desta região.
Se a noite já se esperava que fosse de emoções fortes, poucos esperavam que as concorrentes ficassem mesmo 'abaladas' durante um dos seus desfiles.
É que as concorrentes estavam a atravessar a passarela do evento quando a terra começou a tremer.
Num vídeo registado no local, é possível ver as modelos a saírem do palco e a tentarem abrigar-se debaixo das mesas presentes no local. Alguns convidados, são vistos a tentar agarrar nos copos das mesas, para evitar os estragos e há ainda uma participante no certame que parece ficar confusa enquanto se mantém na passarela sem saber o que fazer.
A organização Miss Ásia-Pacífico Internacional recorreu às redes sociais para garantir ao público que todas as suas candidatas estão em segurança.
Assista ao momento na galeria acima.
O Miss Asia Pacific International é um dos concursos de beleza mais antigos do mundo, com sede em Manila, nas Filipinas. O evento, que começou por chamar-se apenas Miss Asia, foi mudando de nome ao longo dos anos até chegar à sua designação atual depois de ter passado a aceitar a participação de países da América Latina e do Pacífico.
Sismo faz dezenas de mortos muitos estragos
O sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter que atingiu a região central das Filipinas fez mais de 60 mortos.
O sismo atingiu a costa da cidade de Bogo às 21:59 de terça-feira (14:59 em Lisboa), danificando edifícios e estradas e desencadeando uma operação de resgate em toda a parte norte da ilha, tinha adiantado Wilson Ramos, um responsável pelas operações de resgate na região.
"Pode haver pessoas presas sob os escombros", tinha alertado, em declarações à agência de notícias France-Presse.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foram registados quatro tremores de magnitude 5 ou superior na região.
Além de causar mortes e ferimentos, o sismo causou danos significativos em vários projetos de infraestruturas na província de Cebu, de acordo com a governadora regional, Pam Baricuatro.
"O forte sismo que atingiu Cebu na noite passada representou um grande desafio para a nossa província", disse o vice-governador da região, Glenn Soco.
Leia Também: Pelo menos cinco mortos após sismo nas Filipinas. Uma delas criança